quarta-feira, 8 de junho de 2011

 Candidatos: Chapa 16 de Agosto


   A chapa 16 de Agosto abriu sua campanha como a única candidata à diretoria do Grêmio Estudantil do campus Ponta Grossa da UTFPR. O nome da chapa é inspirado no movimento de pessoas que saíram às ruas com roupas pretas e as caras pintadas de vermelho, começando a luta de um povo contra a corrupção, para retirar de seu cargo o presidente.
   A chapa tem como presidenta Isabela Sens Fadel Gobbo, do 3º ano de agroindústria, e como vice-presidente Sharon Raphaela Roloff Dzievieski, do 1º ano do mesmo curso. Outros membros da chapa são:
§  Heric Mantovani – 3º Mecânica – 1º Secretário;
§  Gabriella Halichi Safraiter – 4º Mecânica – 2ª Secretária;
§  Louise Sowek Santo – 2ª Agroindústria – 1ª Tesoureira;
§  Michele Mugnaine – 3º Mecânica – 2ª Tesoureira;
§  Carlos Augusto Pelek – 3º Mecânica – Diretor de Relações Públicas;
§  Gabriela Paulino de Paula – 3º Agroindústria – Diretor do Departamento Social;
§  Evaldo Leandro Potma da Silva – 1º Agroindústria – Diretor de Comunicação;
§  André Guidelli Camilo dos Santos – 3º Mecânica – Diretor do Patrimônio Público;
§  Wesley Norton da Cruz – 2º Agroindústria – Diretor do Departamento de Esportes.

       Propostas:
   Divulgação das atividades do grêmio e também dos meios de assistência ao aluno provenientes da própria UTFPR, muitas vezes desconhecidos pelos alunos.
   Jornal do Grêmio: uma vez por semana ou semestre.
   Interação com os outros campi da UTFPR: jogos e outras atividades.
   Trote solidário, de interação entre calouros e veteranos.
   Programa de Monitoria.
   Cinema comentado.
   Gincanas envolvendo professores e alunos da instituição.
   Olimpíadas do Conhecimento.
   Promover a participação da Universidade nos Jogos Estudantis Municipais (JEM) e também Jogos de Primavera.
   Teatros produzidos pelos alunos, alimentando seu lado artístico.
   Bailes e Festas De Encerramento dos Anos / Semestres.
       Principais necessidades dos alunos:
   Fim das aulas de natação no período de inverno. Também um aumento do número de chuveiros para exercer a mesma atividade.
   Maior divulgação das assistências odontológicas existentes na instituição.
   Presença mais constante da médica no colégio, haja vista que dificilmente é encontrada nas dependências da UTFPR.
   Inserção de ventiladores e melhores cortinas nas salas do Bloco Q, tais como espelhos em seus banheiros. Também é necessária a existência de bebedouro no segundo andar.

   Em entrevista, a candidata a presidente do grêmio estudantil, Isabela Gobbo, respondeu a algumas perguntas sobre como o grêmio vai atuar dentro da universidade:
   [Comissão Eleitoral] Como a chapa de vocês pretende ir atrás dos associados do grêmio? Como vão conhecer as ansiedades dos membros?
   [Isabela Gobbo] Acredito que justamente para conhecer as necessidades de todos os alunos do técnico, nós fizemos uma chapa com integrantes dos dois cursos. Daremos total liberdade para que todos venham até nós, caso exista alguma reclamação ou sugestão. Mas algo que é de extrema importância é a continuidade do blog e da comunidade do Orkut além da criação de um Twitter, onde todos aqueles que não querem conversar pessoalmente com agente poderão expressar suas opiniões ou deixar sugestões.
   Para aqueles que não tem acesso a esses meios de comunicação, iremos fazer cartazes, panfletos, ou ainda o nosso jornal.
   [Comissão Eleitoral] Qual vai ser o número de impressões do jornal para funcionar como ferramenta de representatividade? Como planejam produzir esse volume e que tópicos essenciais estarão nele?
   [Isabela Gobbo] Primeiramente nós precisamos ver se compensa fazer esse jornal. Teremos que fazer uma pesquisa, para saber qual meio de comunicação é o favorito dos nossos associados. Se a grande maioria preferir a internet, daremos prioridade ao blog, a comunidade do Orkut e ao Twitter, que sempre estarão atualizados, independente de ser ou não o de maior preferência. Se a preferência for o jornal, iremos fazer o possível para que cada cinco alunos tenham acesso a um jornal.
   Precisamos ver se existe alguma possibilidade da instituição financiar os custos, ou se é possível alguma empresa que não está inserida nas dependências da instituição patrocinar o nosso jornal para torná-lo uma realidade.
   Em questão dos tópicos que poderão constar no jornal, com certeza estarão as informações mais recentes da universidade, como as informações que são colocadas no site da UTFPR; acho interessante colocar textos dos próprios alunos, charges, desde de que seja interessante e não fira a integridade de nenhum professor, aluno, ou funcionário; algo que também estará no jornal, caso ele se concretize, é as conquistas do grêmio, as novidades relacionadas às nossas propostas.
 Também daremos oportunidade de que os próprios associados participem da produção do jornal. Quanto mais pessoas nos ajudando, melhor e mais representativo será.
   [Comissão Eleitoral] Quem será responsável pela interação com alunos dos cursos superiores, órgãos e movimentos sociais externos à UTFPR? Como funcionará essa interação?
   [Isabela Gobbo] Temos dois departamentos responsáveis pela parte da interação do grêmio com os alunos e com a sociedade externa à universidade. O Departamento Social e o Departamento de Relações Públicas irão me auxiliar na comunicação com o DCE (Diretório Central dos Estudantes), que representa todos os alunos dos cursos superiores, além de me auxiliar na comunicação com os diversos setores da instituição. Com relação aos movimentos externos, faremos o possível para nos manter informados, e dessa maneira, iremos fazer parte dos movimentos que sejam de interesse dos alunos que estaremos representando. Sempre informaremos os associados sobre todos os movimentos existentes dentro da universidade ou não, e como não podemos obrigar-los a participar, cada um irá decidir o que fazer. Mas nós, da chapa 16 de Agosto, sempre estaremos envolvidos naqueles movimentos que trarão benefícios para os alunos dos cursos técnicos. E nada mais justo os próprios alunos virem exigir a nossa participação como representantes nos movimentos que eles consideram importantes.
   [Comissão Eleitoral] Como será a política relativa às manifestações, externas e internas?
   [Isabela Gobbo] Sempre nos posicionaremos a favor daquilo que trará benefícios para aqueles que representamos. E sempre vamos consultar os alunos. Não podemos deixar que nossos interesses pessoais passem por cima do interesse do coletivo. Por isso é de extrema importante a participação dos associados nas pesquisas realizadas pelo grêmio, para saber suas idéias e sugestões.
   [Comissão Eleitoral] Como vai ser a relação com a UTFPR? Os “pedidos” feitos pelos alunos, como funcionarão?
   [Isabela Gobbo] A UTFPR é a instituição maior, e devemos respeito à ela. Sempre teremos que comunicar todos os nossos planos para ela. Se algum dia a instituição não aprovar algum plano, teremos que ir resolvendo isso aos poucos. O grêmio é uma entidade organizada, não podemos simplesmente nos revoltar e sair gritando fazendo manifestações. Se após várias solicitações a UTFPR não aprovar uma idéia do grêmio, aí sim devemos manifestar nossa opinião, mas de forma organizada.
 Iremos lutar para solucionar problemas que envolvam o máximo de alunos possíveis. Iremos avaliar o pedido e ver se é viável e se tem consistência. Como eu disse anteriormente, faremos tudo da maneira mais organizada e democrática possível.
   [Comissão Eleitoral] Qual é a posição da chapa a respeito de professores que não seguem a ementa necessária, não seguem as normas de tempos e prova e negam outros benefícios aos alunos? Que tipo de ações podem ser feitas?
   [Isabela Gobbo] Primeiramente, sempre devemos tentar conversar com os professores, e tentar mostrar para eles que estamos insatisfeitos com seus atos. Se isso não resolver, teremos que comunicar essa insatisfação para a coordenação, e posteriormente, caso também não se resolva, informaremos outros setores que tentarão solucionar esse problema. Todos os casos devem ser avaliados minuciosamente, para que jamais sejamos injustos com os alunos e com os professores. Somos o principal meio de comunicação com a instituição, e somente levaremos a diante um problema se for válido.
   Para complementar e ressaltar, sempre tentaremos ser 100% democráticos. Representamos os alunos, e sempre vamos agir em função do que eles querem. É por isso que eu peço a participação de todos nas nossas pesquisas e atividades. Vamos lutar todos juntos para que todas as propostas se concretizem. Vamos lutar juntos para tornar pequenas idéias em grandes realizações!

Reblogado de : http://gremioutfprpg.blogspot.com/2011/05/candidatos-chapa-16-de-agosto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário